Resenha Dupla: Últimas mensagens recebidas e Cartas Secretas Jamais Enviadas - Emily Trunko




Organização: Emily Trunko
Tradutor: Fabricio Waltrick
Editora: Seguinte
Nota: 5/5
Últimas mensagens recebidas: Skoob | Comprar
Cartas Secretas Jamais Enviadas




Emily Trunko era uma jovem de quinze anos quando criou duas páginas no Tumblr: Dear My Blank (que virou o livro Cartas secretas Jamais enviadas) e The Last Message Received (que virou o livro Últimas Mensagens Recebidas). O primeiro nasceu a partir de cartas que ela mesma escreveu e nunca teve intenção de enviar e o outro da curiosidade sobre bilhetes, mensagens e textos que mudaram a vida de seus destinatários, mas ela não esperava que sua iniciativa fosse ter tantas respostas e nem que ajudaria tantas pessoas.

Últimas mensagens recebidas é um coletânea de bilhetes, cartas e até mesmo conversas que pessoas que tiveram antes da perda de uma amizade, de um amor, de um relacionamento tóxico ou até mesmo da morte de alguém. Na maioria das vezes como anônimas essas mensagens foram mandadas para esse projeto e mostraram a pessoas que ninguém está sozinho e que várias outras pessoas sofreram ou sofrem as mesmas perdas.

"Desde o início, The Last Massage Received teve um grande impacto em muitas vidas, inclusive na minha. Ele ajudou a trazer paz as pessoas que tiveram que lidar com a morte repentina de alguém próximo, e mostrou àqueles com tendências suicidas o efeito destruidor que suas ações teriam na vida de quem deixasse para trás. Ele ensinou a muitos que deveriam ter mais cuidado com as mensagens que enviam, e lembrou a outros o quanto é importante dizer o que sentem enquanto ainda há tempo." 

Li mensagens emocionantes de pessoas que perderam seus entes queridos, as vezes até mesmo para o suicídio e outras pessoas que viram como as famílias sofrem com essas perdas, se tinham alguma ideia assim acabam desistindo porque percebem como é devastador. As últimas mensagens do livro são justamente de pessoas agradecendo por esse projeto existir e como ele foi importante para não tomar essa decisão e como se sentiram consoladas.

"Uma das partes mais gratificantes de criar o Tumblr The Last Message Received foi descobrir a paz de espírito e a ajuda que ele oferece tanto para quem compartilha suas últimas mensagens quanto para quem as lê. Cheguei a conclusão de que esse projeto é extremamente positivo para as pessoas que estão lidando com a perda e o luto - seja pela morte de alguém próximo ou pelo termino de uma relação romântica ou não -, ao mostrar que outros sobreviveram a situações similares ." 

Quando temos vontade de falar certas coisas para alguém, dizer pode não ser suficiente para expressar que estamos pensando e sentindo, as vezes por falta de coragem ou até mesmo por não conseguir falar essas palavras e escrever pode ser a melhor opção. Quem nunca escreveu uma carta ou uma mensagem com essa finalidade, mas não teve coragem de enviar/entregar?

"As cartas foram importantes para mim porque me ajudaram a extravasar emoções que eu não conseguia expressar de outra forma. Quando comecei o Tumblr, só queria saber se mais gente também fazia isso."

Nessa coletânea separada pelos temas querido eu, querido mundo, amor, família, amor não correspondido, traição, perda e obrigado várias pessoas abriram seus corações para contar o que nunca tiveram coragem antes e essas cartas ajudaram várias pessoas, tanto pessoas que estavam apaixonadas secretamente e se descobriram por meio delas, quanto adolescentes que estavam sofrendo em casa com pais abusivos e receberam várias mensagens dos leitores da página com conselhos e telefones para pedirem a ajuda.

Os dois livros são pequenos e com poucas páginas, mas a leitura não foi tão rápida para mim, algumas mensagens me deixaram pensativa e emocionada e tive que fazer algumas pausas para conseguir terminar a leitura. Dá para perceber todo o carinho da editora com esse livro. Eles estão lindos e bem coloridos com páginas grossas como se fossem papéis de carta, usando imagens e fontes que realçam cada mensagem. 

No final de cada um os livros tem um espaço para caso você queira escrever suas próprias mensagens e orientações para que sejam enviadas e publicadas no Tumblr, lembrando que é publicado de forma anônima, e pode ser em qualquer língua. Você pode submeter aqui: dearmyblank@gmail.com ou na página: dearmyblank.tumblr.com/submit. Além de telefones e sites de lugares de apoio para alguém que esteja sofrendo com depressão ou pensando em se machucar incentivando a pedir ajuda. Esses dois projetos são realmente muito bonitos e fiquei feliz de conhecê-los e saber sobre a Emily que tem essa sensibilidade tão grande e essa vontade enorme de ajudar outras pessoas. É uma leitura tocante, sem dúvidas, e que merece ser conhecida por todos.

0 comentários:

Deixe seu comentário

Obrigada pelo seu comentário. Volte Sempre!